CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Água para Elefantes - Resenha

E hoje eu vim falar um pouco sobre um livro que li durante as férias: Água para Elefantes



Sinopse:  Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.



Só faltava o exame final para Jacob Jankowski conseguir seu diploma de veterinário quando algo terrível acontece, ele perde os pais num acidente de carro e fica sem nada, absolutamente nada, desesperado ele se joga sobre um trem em andamento.

Ele queria apenas ir pra qualquer lugar, mas com certeza nunca passou por sua cabeça cair justamente no trem do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, que é dirigido pelo tirano empresário chamado Tio Al. E é nesse circo que sua vida muda completamente, aceito primeiramente pra cuidar dos animais e posteriormente como veterinário, ele trabalha pra August o chefe do setor de animais, Auggie é encantador mas as vezes se torna uma pessoa cruel, ao longo do livro isso vai acontecer muito até o momento que descobrimos o que realmente August tem, ele é casado com Marlena, a mulher pela qual Jacob irá se apaixonar perdidamente.
Com esse livro você vai co
nseguir ver o outro lado dos circos – lembre-se que o livro trata de circos de antigamente – as regras rigorosas e muitas vezes irracionais, o tratamento diferenciado entre operários e artistas, os horrores e a expectativa de quem sabe ser o próximo a ser jogado pra fora do trem enquanto este está a toda velocidade.

Minha opnião:

Pra ser sincera comprei Água para elefantes porque gostei da capa, afinal o Robert está nele não é?, mas a capa não é nada comparada ao livro. Esse livro me encantou desde a seu prólogo até a sua ultima folha. A autora consegue fazer com que conheçamos os dois lados da vida de Jacob, o atual no qual ele tem 93 anos e vive numa casa de repouso, e a sua juventude na qual ele trabalhou num circo e se apaixonou por Marlena a esposa do seu patrão e se encanta por Rosie a elefanta que parece a todos apenas um animal estúpido que deveria salvar o circo da ruína que batia na porta.

Nunca li um livro que retratasse com tamanha perfeição a velhice, sem exagerar nem amenizar, apenas contando os fatos. Você irá se sentir dentro da casa de repouso e outras vezes na barulhenta tenda do circo, ou quem sabe até perto de Rosie tentando ensiná-la alguma coisa.

Talvez como eu você consiga ver o lado encantador de August como sendo o seu verdadeiro, ou talvez você ache que seu lado hostil é o verdadeiro. Só posso garanti que quando terminar de ler esse livro você vai sentir como se estivesse se despedindo de um amigo de longa data e as vezes você vai pegá-lo novamente apenas pra ler seus trechos favoritos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário